Fechar

BIC Júnior

Acessos: 1594

1. Tipos de Resumos / Apresentação

Podem ser submetidos resumos de trabalhos científicos de estudantes do ensino médio, vinculados ao Programa BIC Júnior da UFLA.

Junto à submissão do resumo deve ser enviado o pitch relacionado ao resumo. Ambos serão avaliados por uma comissão antes de serem publicados em meios digitais pela equipe organizadora do CIUFLA.

Os resumos e os links para todos os vídeos pitch serão divulgados na biblioteca virtual do evento.

Os bolsistas de iniciação científica devem, necessariamente, ser os primeiros autores de pelo menos um trabalho. 

É obrigatória a participação de professor / orientador e seu registro como autor do resumo.

Todos os resumos submetidos devem conter o pitch.


2. Prazo para submissão de resumos e dos pitches:

Inscrições online com submissão de resumos e pitches: 01/07 a 06/09/2024, até às 23h59.


3. Inscrição do autor:

O primeiro autor deve, primeiramente, fazer sua inscrição no Sistema de Gestão CIUFLA para, então, poder submeter o(s) resumo(s) com o(s) pitch(es).

Cada primeiro autor pode enviar até 3 (três) trabalhos.

Atenção: O autor que enviar o resumo é legalmente responsável por todo o seu conteúdo. A PRPI se isenta de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do resumo e do vídeo pitch que for divulgado e/ou publicado por qualquer meio de comunicação do congresso (programa, certificado, e-mail, pôster, site, livro eletrônico e outros), pelos autores ou por terceiros. Todos os autores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido como coautor ou orientador e a divulgação da sua imagem por meio do pitch.


4. Configurações e preparação do resumo:

 

  • Prepare o resumo em um editor de texto com fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples;
  • O texto do resumo deve ter até 2.500 caracteres, com espaços (não estão inclusos o título, os autores, afiliações e palavras-chave);
  • O corpo do resumo deve conter uma breve introdução, descrição sucinta da metodologia, resultados e conclusão;
  • Deve ser escrito em português ou inglês e conter exclusivamente texto;
  • Não deve haver no resumo: parágrafos com recuos, espaçamentos ou tabulações; tabelas, gráficos, imagens ou fotos (esses dados podem ser colocados na apresentação, se for o caso). Se necessário, descrever fórmulas matemáticas ou químicas por extenso;
  • Antes de enviar o resumo, os autores devem proceder a rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa. Não será possível corrigir o resumo após seu envio.
  • Todos os autores e orientadores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido nele.
    • A responsabilidade pelo envio e pela veracidade das informações é do primeiro autor, responsável pela submissão .

    5. Somente serão ACEITOS resumos que atendam aos itens a seguir:

    • resumo com até 6 (seis) autores (incluindo o orientador);
    • resumo que contenha o pitch;
    • inclusão do orientador como coautor;
    • inclusão do estudante de iniciação científica como primeiro autor;
    • mínimo de 1.000 e máximo de 2.500 caracteres;
    • descrição do(s) objetivo(s), da metodologia e dos resultados da pesquisa;
    • rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, incluindo área, nomes dos autores, título, etc.

    6. NÃO serão aceitos:

    • trabalho que não se caracterize como pesquisa ou divulgação científica;
    • resumo sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, incluindo área, nomes dos autores, título etc.;
    • resumo com referências, tabelas, gráficos, fotos, imagens de qualquer gênero ou de fórmulas matemáticas e químicas (se necessário, descrever por extenso);
    • Resumo sem pitch ou pitch sem resumo.

    7. Envio do resumo e do pitch

    a) Antes de enviar o resumo e o vídeo pitch é necessário:

    • fazer a inscrição do primeiro autor;
    • estar ciente de que o resumo e o link para o vídeo pitch devem ser enviados uma única vez;
    • ter preparado e revisado o texto de acordo com as normas.

    b) Passo a passo para envio do resumo:

    • Abra o resumo preparado no editor de textos;
    • No site do congresso, identifique o CIUFLA > menu “Resumos” > “Submeter resumos”.
    • Abra o formulário online e preencha cada campo com a informação solicitada.

    8. Recomendações

    • Recomendamos que o primeiro autor se certifique de ter submetido o resumo acessando "Resumos Submetidos" .
    • sempre que o campo permitir, copie (CTRL+C) e cole (CTRL+V) as informações do resumo do “editor de textos” para o “formulário online” para evitar erros de digitação e quedas de rede;
    • se o formulário online ficar muito tempo aberto sem navegação, automaticamente será desconectado por questões de segurança;
    • não serão aceitas modificações, inclusões ou exclusões após o encerramento do prazo de submissão de resumos.

    9. Orientações importantes As orientações a seguir para ajudá-lo (la) a elaborar o resumo a ser apresentado no CIUFLA.
    Neste modelo, você deve aparecer como primeiro autor e deve colocar como coautores os colaboradores e o (a) orientador (a).

    Apresentar um resumo em um evento científico é algo muito importante!