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Normas para envio de trabalhos e de avaliações – CONEX

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Normas para envio de trabalhos
Tipos de Resumos / Apresentação

Podem ser submetidos resumos relatando experiências de projetos de extensão da UFLA ou de outras instituições de ensino. Os resumos podem relatar experiências extensionistas em andamento ou concluídas.

As apresentações acontecerão em sessões presenciais com apresentações de pôsteres. Para inscritos de outras instituições não têm a obrigatoriedade da apresentação do trabalho

Resumos que “não” serão aceitos

Não serão aceitos pela coordenação do evento ou pelo avaliador da área o resumo enquadrado em quaisquer dos itens a seguir:

  • Resumo sem o nome completo, departamento e e-mail do primeiro autor (bolsista, em caso de estudantes vinculados ao programa de bolsa de extensão);
  • Resumo sem o nome completo e departamento do orientador, para alunos de graduação;
  • Resumo sem os nomes completos e departamentos dos demais autores;
  • Resumo com mais de 6 (seis) autores (contando o orientador);
  • Resumo de revisão bibliográfica;
  • Resumo sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, incluindo área, nomes dos autores, título etc.;
  • Resumo com tabelas, gráficos, fotos, imagens de qualquer gênero ou de fórmulas matemáticas e químicas (se necessário, descrever por extenso no resumo). Imagens e fórmulas poderão ser incluídas nos pôsteres;
  • Resumo sem a devida clareza quanto ao caráter extensionista da atividade;
  • Resumo sem a devida clareza quanto à interface de ensino-pesquisa-extensão.

Observação: O resumo que se enquadrar em um ou mais item acima receberá nota 0 (zero). Resumos com nota 0 (zero) não serão aceitos para apresentação e publicação nos anais. 

Inscrição do Autor
  • Para enviar um resumo é necessário que o primeiro autor faça sua inscrição e realize a  submissão do trabalho no link https://www.even3.com.br/xx-congresso-de-extensao-da-ufla-2025-574927 no período de 18/08/2025 a 05/09/2025.
  • Em caso de estudantes vinculados ao programa de bolsa de extensão da UFLA, o bolsista deverá ser o primeiro autor. Cada bolsista de extensão deve enviar um resumo, podendo também ser co-autor de outros trabalhos. 
  • Atenção: O autor que enviar o resumo é legalmente responsável por todo o seu conteúdo, juntamente com seu Orientador. A Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura é isenta de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do resumo que for divulgado e/ou publicado por qualquer meio de comunicação do congresso (programa, certificado, e-mail, pôster, site, livro eletrônico e outros), pelos autores ou por terceiros. 
  • Todos os autores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido como autor ou orientador.
  • Cada primeiro autor pode enviar até 3 (três) resumos.
  • Cada resumo deve ser inscrito APENAS UMA VEZ, e pelo primeiro autor.
Configurações e preparação do resumo
  • Prepare o resumo em um editor de texto com fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples. Você poderá utilizar o modelo disponível neste link. Para fazer o download do modelo clique em “Arquivo” > “Fazer download”.
  • O resumo deve ter até 2.500 caracteres, incluindo espaços.
  • Deve conter exclusivamente texto.
  • O resumo deve ser escrito na voz ativa e na terceira pessoa do singular. No resumo ressaltam-se o objetivo, os procedimentos metodológicos, os resultados e as conclusões sobre o projeto ou a ação. O nome destes elementos não precisam estar escritos no texto como se fossem tópicos. Não deve haver no resumo: parágrafos com recuos, espaçamentos ou tabulações; tabelas, gráficos, imagens de qualquer gênero ou fotos (esses dados podem ser apresentados no pôster, se for o caso). Se necessário, descrever fórmulas matemáticas ou químicas por extenso.
  •  Atenção: Antes que o resumo seja enviado, sugerimos que os autores façam rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa. Não será possível corrigir o resumo após seu envio. Os dados serão publicados exatamente como forem enviados. Todos os autores e orientadores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido no mesmo. 
Envio de Resumo
Antes de enviar o resumo é necessário
  • Estar ciente de que o resumo deve ser enviado uma única vez;
  • Ter preparado e revisado o texto de acordo com as normas.
Passo a passo para envio do resumo
  • Abra o resumo preparado no editor de textos;
  • No formulário on-line, preencha cada campo com as respectivas informações solicitadas;
  • Se o formulário on-line ficar muito tempo aberto sem navegação (30 minutos), automaticamente será desconectado por questões de segurança;
  • Após preencher todos os campos sugerimos a revisão dos dados antes de finalizar o envio.
Prazo de submissão de resumos

18/08/2025 a 05/09/2025

Antes verifique os critérios para premiação dos melhores trabalhos, para enviar um trabalho com melhor qualidade. 

Acesse o link https://www.even3.com.br/xx-congresso-de-extensao-da-ufla-2025-574927, faça, primeiramente, sua inscrição no evento e, após, a submissão do seu trabalho.

Apresentação dos trabalhos

10/11/2025 a 14/11/2025

As apresentações dos trabalhos ocorrerão entre os dias 10 e 14 de novembro de 2025. Nesta edição, além da tradicional apresentação em pôsteres, teremos a possibilidade de apresentação no formato de amostra (apresentação cultural, etc.). Neste caso, é responsabilidade dos apresentadores providenciarem os itens e os equipamentos necessários para esta apresentação.

O dia e horário de apresentação de cada trabalho será realizado automaticamente pelo sistema do CONEX 2025.

 

Normas de Avaliações

Avaliação de Resumos

Os resumos serão avaliados por 02 avaliadores, sendo que ambos não terão acesso à identificação dos autores. 

Cada avaliador terá que informar uma nota de 0 a 8 (em números inteiros), baseando-se nos seguintes requisitos:

  • Relevância social do programa e projeto de extensão para a comunidade interna e indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão - Peso 1

Potencial de intervenção na comunidade acadêmica, gerando impactos perceptíveis no que se refere ao potencial para propor alterações curriculares da graduação e pós-graduação, com uso como ACE (Atividade Curricular de Extensão). Em outras palavras: potencial que a ação de extensão relatada no resumo tem para ser utilizada em currículos da instituição.  

Além disso, avalie também: potencial de oferecimento de cursos ou outras ações sistematizadas; potencial para promoção de palestras, simpósios, debates, etc., envolvendo a comunidade interna. 

Insira um valor entre 0 e 8 para este quesito (marque 0 caso o trabalho não apresente resultados ou ações de extensão, de maneira clara e adequada. Neste caso, é obrigatório incluir justificativa).

  • Relevância social do programa e projeto de extensão para a comunidade externa e interação dialógica entre as comunidades interna e externa - Peso 2

Potencial de intervenção na comunidade, gerando impactos perceptíveis no que se refere à qualidade inicial da comunidade trabalhada; potencial de interação entre a universidade e a sociedade na perspectiva de troca de saberes e construção colaborativa. 

Insira um valor entre 0 e 8 para este quesito. (marque 0 caso o trabalho não apresente resultados ou ações de extensão, de maneira clara e adequada. Neste caso, é obrigatório incluir justificativa).

  • Interdisciplinaridade e transversalidade de saberes - Peso 1

Avaliação do quanto a atividade extensionista possibilita a participação de estudantes e docentes de diferentes áreas de conhecimento. 

Insira um valor entre 0 e 8 para este quesito. (marque 0 caso o trabalho não apresente resultados ou ações de extensão, de maneira clara e adequada. Neste caso, é obrigatório incluir justificativa).

  • Impacto na formação cidadã e profissional e contribuição para a transformação social e desenvolvimento humano - Peso 2

Avaliação do quanto a atividade extensionista contribui para a formação cidadã e profissional do estudante. Além disso, avaliação do quanto a atividade extensionista articula-se com as necessidades locais, regionais e/ou nacionais e considera os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) presentes na Agenda 2030 da ONU. 

Insira um valor entre 0 e 8 para este quesito. (marque 0 caso o trabalho não apresente resultados ou ações de extensão, de maneira clara e adequada. Neste caso, é obrigatório incluir justificativa).

  • Estrutura e qualidade do Resumo - Peso 2

Considerar estrutura do texto, organização das ideias, ortografia e qualidade da apresentação do trabalho e de seus resultados.

Insira um valor entre 0 e 8 para este quesito. (marque 0 caso o trabalho não apresente resultados ou ações de extensão, de maneira clara e adequada. Neste caso, é obrigatório incluir justificativa).

 

A nota final será a média ponderada dessas notas, baseada nos pesos de cada critério.

Se um avaliador considerar o resumo com nota 0 (zero) e outro não, um terceiro avaliador fará a análise. Este, se avaliar zero, o trabalho será reprovado e, caso avalie pelo menos 1 ponto, o trabalho será aceito para apresentação.

 

Resumos que “não” serão aceitos

Não serão aceitos pela coordenação do evento ou pelo avaliador da área o resumo enquadrado em quaisquer dos itens a seguir:

  • Resumo sem o nome completo, departamento e e-mail do primeiro autor (bolsista, em caso de estudantes vinculados ao programa de bolsa de extensão);
  • Resumo sem o nome completo e departamento do orientador, para alunos de graduação;
  • Resumo sem os nomes completos e departamentos dos demais autores;
  • Resumo com mais de 6 (seis) autores (contando o orientador);
  • Resumo de revisão bibliográfica;
  • Resumo sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, incluindo área, nomes dos autores, título etc.;
  • Resumo com tabelas, gráficos, fotos, imagens de qualquer gênero ou de fórmulas matemáticas e químicas (se necessário, descrever por extenso no resumo). Imagens e fórmulas poderão ser incluídas nos pôsteres;
  • Resumo sem a devida clareza quanto ao caráter extensionista da atividade;
  • Resumo sem a devida clareza quanto à interface de ensino-pesquisa-extensão.

Observação: O resumo que se enquadrar em um ou mais item acima receberá nota 0 (zero). Resumos com nota 0 (zero) não serão aceitos para apresentação e publicação nos anais. 

Avaliação das Apresentações dos Trabalhos

A apresentação do trabalho terá valor de 0 a 2 pontos e será avaliada por um avaliador escolhido aleatoriamente pelo sistema do CONEX.

Cada avaliador terá que informar uma nota de 0 a 2 (em números inteiros), baseando-se nos seguintes requisitos:

  • Apresentação do trabalho e seus resultados - avaliar capacidade de comunicação, se o(a) apresentador(ra) demonstrou clareza e domínio sobre o trabalho e à arguição do(a) avaliador(ra) - Peso 1;
  • Uso adequado de recursos gráficos,  e imagens, quando houver - avaliar a qualidade do pôster (em caso deste tipo de apresentação), considerando que o uso de gráficos e imagens estão adequados, visivelmente perceptíveis e se os conteúdos são claros e relevantes - Peso 1;
  • Demonstração da relevância extensionista do trabalho - avaliar se a apresentação demonstrou aspectos relevantes de extensão - Peso 2.

A nota final da apresentação do trabalho será a média ponderada dessas notas, baseada nos pesos de cada critério.

 

Todos os trabalhos aceitos e apresentados serão publicados nos anais do XX Congresso de Extensão da UFLA.

 

Premiação dos Melhores Trabalhos 

Nesta edição do CONEX, para cada área temática, decidiu-se por premiar o melhor trabalho, de acordo com o seguintes critério:

  • Maior nota de cada área temática, considerando o somatório das notas da avaliação do resumo e da avaliação da apresentação do trabalho.

As premiações serão concedidas no evento de encerramento do Congresso Unificado 2025.