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XXXIII CPG

Normas do XXXIV CPG

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1- Tipos de Resumos/ Apresentação

Cada inscrição dá direito à submissão de até dois trabalhos como primeiro autor, sendo permitido no máximo cinco coautores (alunos de graduação podem ser coautores. No entanto, egressos da graduação só poderão participar da submissão dos trabalhos se de fato estiverem matriculados nos cursos da Pós-graduação até a data do evento).

A avaliação dos trabalhos ocorrerá em duas etapas.
Na primeira etapa, o Comitê Organizador será responsável por verificar as informações dos resumos submetidos. Todos os resumos aceitos terão os seus conteúdos avaliados na próxima etapa.
Na segunda etapa, ocorrerá a submissão dos trabalhos em PDF. Nesse momento, os trabalhos serão distribuídos aos avaliadores dos programas aos quais pertençam, para  avaliação do documento submetido.

Os participantes poderão submeter resumos simples, resumo expandido ou artigo completo. Cada Programa de Pós-graduação definiu a modalidade do trabalho científico a ser submetido. No caso de discente de pós-graduação, egressos, pós-doutorado e residentes da Medicina Veterinária, o mesmo deverá ser necessariamente o primeiro autor no trabalho submetido/apresentado. É obrigatória a participação de docente / orientador como um dos autores do trabalho. No caso do pós-doutorado é obrigatória a participação do docente / supervisor.  A apresentação dos trabalhos ocorrerá durante a semana do Congresso Unificado, entre os dias 10, 11 e 12 de novembro de 2025, no formato de pôsteres, organizados pela Comissão Organizadora do evento. Os trabalhos aprovados serão divulgados na biblioteca virtual do evento (anais).

2- Prazo para submissão dos Trabalhos Científicos

Inscrições online com submissão de trabalhos de 26 de agosto a 08 de outubro de 2025.

3- Configurações e prepração dos trabalhos

Para todas as modalidades de submissão, existem modelos (templates) no item 4 das normas, que devem ser seguidos de acordo com o tipo de trabalho científico indicado pelo Programa. Os modelos estão nos formatos de arquivos Word, mas a versão enviada deve ser em PDF.

O formato de papel deve ser A4 com coluna única, 3,5 cm para margem superior, 2,5 cm para margem inferior e 3,0 cm para margens laterais, sem cabeçalhos ou rodapés. A fonte principal deve ser Times, tamanho nominal de 12 pontos, com 6 pontos de espaço antes de cada parágrafo. Os números de página devem ser suprimidos.  A comissão de avaliação designada pelo Programa de Pós-graduação irá realizar a avaliação e posteriormente será enviada por e-mail a decisão de aceito ou rejeitado, bem como a descrição das revisões e os as adequações necessárias de cada trabalho científico. Os autores poderão consultar o sistema de submissão sobre o estado de seu trabalho científico (aceito ou rejeitado) e também sobre os comentários do revisor.

Atenção: O autor que enviar o trabalho científico nas modalidades citadas é legalmente responsável por todo o seu conteúdo. A PRPG se isenta de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo dos trabalhos que for divulgado e/ou publicado por qualquer meio de comunicação do congresso (programa, certificado, e-mail, pôster, site, livro eletrônico e outros), pelos autores ou por terceiros. Todos os autores devem ter conhecimento das normas do CPG, do conteúdo do trabalho e concordarem em ter seu nome inserido como coautor ou orientador nos resumos divulgados.


  • Resumo simples

resumo simples será composto pelo título, autores, três palavras-chave, área do trabalho (curso e Programa de Pós-graduação), por uma frase introdutória, o objetivo, metodologia, principais resultados obtidos e conclusão e a instituição de fomento à pesquisa (CAPES, CNPq, FAPEMIG, ou outra agência governamental ou iniciativa privada que arcou com os gastos para a execução da pesquisa). O resumo simples deverá ser constituído de apenas 1 (uma) página.


  • Resumo expandido ou trabalho completo

resumo expandido será composto pelo título, autores, três palavras-chave, local de realização da pesquisa, área do trabalho (curso e Programa de Pós-graduação), Departamento/Unidade Acadêmica em que se encontra vinculado o Programa de Pós-graduação e, o trabalho propriamente dito, subdividido em: Resumo, Abstract, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Discussão (com gráficos, tabelas e ilustrações), Conclusão, a instituição de fomento à pesquisa (CAPES, CNPq, FAPEMIG, ou outra agência governamental ou iniciativa privada que arcou com os gastos para a execução da pesquisa) e Referências Bibliográficas. O resumo expandido deverá ser constituído de 4 (quatro) a 6 (seis) páginas.

trabalho completo contém os mesmos tópicos do resumo expandido, mas pode conter mais informações sobre o desenvolvimento da pesquisa. O trabalho completo deverá ser constituído de 8 (oito) a 14 (quatorze) páginas.

4- Templates dos trabalhos
5 - Pôster

A confecção e impressão do pôster ficará sob responsabilidade do aluno expositor.

Em breve divulgaremos o local e horário das sessões de pôster dos participantes, via e-mail.

Formato
  • Título idêntico ao do resumo, Autores e suas respectivas instituições: Relacionar na parte superior do pôster.
  • Conteúdo: Introdução; Objetivo; Metodologia; Resultados e Discussão; Conclusões.
  • Referências Bibliográficas: Relacionar em formato resumido, apenas as principais.
  • Texto: Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis. Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas. O texto do pôster deverá ser legível a uma distância de pelo menos 1 metro.
  • Imagens: Fotos, desenhos ou qualquer tipo de arte que conste no pôster deverá ter fonte e permissão para publicação.
Modelo
  • O modelo apresentado deverá ser utilizado para a confecção e exposição do pôster.
  • O modelo está formatado para o tamanho máximo permitido, de 90cm x 120cm.
  • Baixar Modelo do Pôster

É proibido na apresentação do pôster
  • Apresentar o pôster fora da data, local ou horários programados;
  • Que um autor apresente mais de um pôster em um único dia do evento.

6 - Relação dos Programas de Pós-Graduação participantes e o tipo de trabalho escolhido

Segue a tabela com os programas e o tipo de trabalho escolhido:

Relação dos Programas de Pós-Graduação participantes e o tipo de trabalho escolhido
Programas Sigla Tipo de trabalho
AdministraçãoPPGASimples
Administração PúblicaPPGAPExpandido
AgroquímicaPPGAQSimples
Biotecnologia VegetalPPGBVSimples
Botânica AplicadaPPGBASimples
Ciência da ComputaçãoPPGCCSimples
Ciência do SoloPPGCSSimples
Ciência dos AlimentosPPGCAExpandido
Ciência e Tecnologia da MadeiraPPGCTMSimples
Ciências da SaúdePPGSASimples
Ciências VeterináriasPPGCVSimples
Desenvolvimento Sustentável e ExtensãoPPGDESimples
Ecologia AplicadaPPGECOSimples
EducaçãoPPGESimples
Educação Científica e AmbientalPPGECAExpandido
Educação FísicaPPGEFISimples
Engenharia AgrícolaPPGEASimples
Engenharia AmbientalPPGAMBSimples
Engenharia de AlimentosPPGEALSimples
Engenharia de BiomateriaisPPGBIOMATSimples
Engenharia Química e MateriaisPPGQMSimples
Engenharia de Sistemas e AutomaçãoPPGESISACompleto
Engenharia FlorestalPPGEFSimples
Ensino de Ciências e Educação MatemáticaPPGECEMSimples
EntomologiaPPGENSimples
Estatística e Experimentação AgropecuáriaPPGEESimples
FilosofiaPPGFILSimples
FísicaPPGFISSimples
Fisiologia VegetalPPGFVSimples
FitopatologiaPPGFITOSimples
FitotecniaPPGAFITSimples
Genética e Melhoramento de Plantas - ProfissionalPPGGMPSimples
Genética e Melhoramento de PlantasPPGGMPPSimples
LetrasPPGLSimples
Matemática em Rede - PROFMATPROFMATSimples
Microbiologia AgrícolaPPGMASimples
Multicêntrico em Química de Minas GeraisPPGMQSimples
Nutrição e SaúdePPGNSSimples
Plantas Medicinais A. e CondimentaresPPGPMACSimples
Recursos HídricosPPGRHSimples
Residência em Medicina Veterinária-Simples
Tec. e Inovações AmbientaisPPGTIASimples
ZootecniaPPGZSimples