É com imenso prazer que informamos a realização do “I Congresso de Ensino – COENS/UFLA: Práticas de ensino, Inovações metodológicas e Alternativas didáticas”, como evento integrante da programação do Congresso Unificado da UFLA 2024. O COENS tem também como objetivo dar visibilidade e compartilhar experiências de sala de aula, em qualquer área de conhecimento da UFLA.
Como parte da estratégia institucional de valorização do Ensino desenvolvida no âmbito da PROGRAD/UFLA pela Comissão de Monitoramento e Aprimoramento do Ensino (CMAE/PROGRAD nomeada pela Portaria PROGRAD Nº 70/2024), o evento pretende ser um espaço de compartilhamento de experiências e trabalhos que objetivam melhorar o processo de ensino-aprendizagem.
Docentes, estudantes e TAEs são convidados a participar e compartilhar trabalhos que apresentem a concepção, o desenvolvimento e a avaliação de soluções que utilizem métodos, práticas e técnicas para promoção da aprendizagem e/ou para a solução de problemas em temas relacionados à educação.
Embora desejável, não é obrigatório que haja estudantes sendo orientados ou que façam parte do trabalho enviado ao COENS.
Nesse contexto, serão aceitos trabalhos em português de todas as áreas de conhecimento do UFLA que envolvam:
2.1 - Práticas de ensino;
2.2 - Inovações metodológicas;
2.3 - Alternativas didáticas;
2.4 – Novas formas de avaliação;
2.5 – Materiais didáticos alternativos (impressos ou digitais); ou
2.6 - Outras estratégias/experiências com foco na melhoria do processo de ensino-aprendizagem (incluindo casos de adaptação de metodologia ativa já existente).
Como parte da estratégia institucional de valorização do Ensino desenvolvida no âmbito da PROGRAD/UFLA pela Comissão de Monitoramento e Aprimoramento do Ensino (CMAE/PROGRAD nomeada pela Portaria PROGRAD Nº 70/2024), o evento pretende ser um espaço de compartilhamento de experiências e trabalhos que objetivam melhorar o processo de ensino-aprendizagem.
Docentes, estudantes e TAEs são convidados a participar e compartilhar trabalhos que apresentem a concepção, o desenvolvimento e a avaliação de soluções que utilizem métodos, práticas e técnicas para promoção da aprendizagem e/ou para a solução de problemas em temas relacionados à educação.
Embora desejável, não é obrigatório que haja estudantes sendo orientados ou que façam parte do trabalho enviado ao COENS.
Serão aceitos para avaliação trabalhos no formato de resumo conforme descrição abaixo. Mais informações poderão ser obtidas no link “Normas - COENS 2024 - RESUMO.
3.1 – Resumos
Podem ser submetidos resumos relatando estratégias ou experiências didáticas, conforme o escopo do evento, em qualquer nível de ensino no âmbito da UFLA. Os resumos podem relatar atividades, métodos e práticas em andamento ou concluídos.
Em 2024, as apresentações acontecerão em sessões presenciais com apresentações de pôsteres.
Os trabalhos deverão ser submetidos por meio do preenchimento do formulário .
Os trabalhos deverão ser apresentados durante a realização do evento, nas datas e horários que serão divulgados oportunamente. Para tanto, os trabalhos aprovados deverão ser apresentados na forma de pôster. Mais informações poderão ser obtidas no link “Normas - COENS 2024 - PÔSTER.
Estimula-se fortemente que todos os responsáveis por projetos ou atividades vinculados aos Programas da PROGRAD (PETI, PIBLIC, PROMAD, Programa de Monitoria, PIBID, PET, Atividade Vivencial, Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica e Residência Pedagógica) que tenham aderência com o escopo do COENS, submetam trabalhos compartilhado suas experiências.
Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora e poderão ser encaminhados para o e-mail dade@ufla.br.
Comissão Organizadora do COENS
Pró-Reitoria de Graduação
Universidade Federal de Lavras .