Fechar
Página inicial I COENS - CONGRESSO DE ENSINO Sobre o I COENS - CONGRESSO DE ENSINO
I COENS - CONGRESSO DE ENSINO

Sobre o I COENS - CONGRESSO DE ENSINO

Acessos: 452



1- Introdução

É com imenso prazer que informamos a realização do “I Congresso de Ensino – COENS/UFLA: Práticas de ensino, Inovações metodológicas e Alternativas didáticas”, como evento integrante da programação do Congresso Unificado da UFLA 2024. O COENS tem também como objetivo dar visibilidade e compartilhar experiências de sala de aula, em qualquer área de conhecimento da UFLA.

Como parte da estratégia institucional de valorização do Ensino desenvolvida no âmbito da PROGRAD/UFLA pela Comissão de Monitoramento e Aprimoramento do Ensino (CMAE/PROGRAD nomeada pela Portaria PROGRAD Nº 70/2024), o evento pretende ser um espaço de compartilhamento de experiências e trabalhos que objetivam melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

            Docentes, estudantes e TAEs são convidados a participar e compartilhar trabalhos que apresentem a concepção, o desenvolvimento e a avaliação de soluções que utilizem métodos, práticas e técnicas para promoção da aprendizagem e/ou para a solução de problemas em temas relacionados à educação.

Embora desejável, não é obrigatório que haja estudantes sendo orientados ou que façam parte do trabalho enviado ao COENS.

2- Escopo

Nesse contexto, serão aceitos trabalhos em português de todas as áreas de conhecimento do UFLA que envolvam:

2.1 - Práticas de ensino;

2.2 - Inovações metodológicas;

2.3 - Alternativas didáticas;

2.4 – Novas formas de avaliação;

2.5 – Materiais didáticos alternativos (impressos ou digitais); ou

2.6 - Outras estratégias/experiências com foco na melhoria do processo de ensino-aprendizagem (incluindo casos de adaptação de metodologia ativa já existente).

Como parte da estratégia institucional de valorização do Ensino desenvolvida no âmbito da PROGRAD/UFLA pela Comissão de Monitoramento e Aprimoramento do Ensino (CMAE/PROGRAD nomeada pela Portaria PROGRAD Nº 70/2024), o evento pretende ser um espaço de compartilhamento de experiências e trabalhos que objetivam melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

            Docentes, estudantes e TAEs são convidados a participar e compartilhar trabalhos que apresentem a concepção, o desenvolvimento e a avaliação de soluções que utilizem métodos, práticas e técnicas para promoção da aprendizagem e/ou para a solução de problemas em temas relacionados à educação.

Embora desejável, não é obrigatório que haja estudantes sendo orientados ou que façam parte do trabalho enviado ao COENS.

3- Tipos de Trabalhos

Serão aceitos para avaliação trabalhos no formato de resumo conforme descrição abaixo. Mais informações poderão ser obtidas no link “Normas - COENS 2024 - RESUMO.


 3.1 – Resumos

Podem ser submetidos resumos relatando estratégias ou experiências didáticas, conforme o escopo do evento, em qualquer nível de ensino no âmbito da UFLA. Os resumos podem relatar atividades, métodos e práticas em andamento ou concluídos.

Em 2024, as apresentações acontecerão em sessões presenciais com apresentações de pôsteres.

4 – Forma de submissão

 Os trabalhos deverão ser submetidos por meio do preenchimento do formulário .

5 – Apresentação

 Os trabalhos deverão ser apresentados durante a realização do evento, nas datas e horários que serão divulgados oportunamente. Para tanto, os trabalhos aprovados deverão ser apresentados na forma de pôster. Mais informações poderão ser obtidas no link “Normas - COENS 2024 - PÔSTER.

6 - Programas da PROGRAD

Estimula-se fortemente que todos os responsáveis por projetos ou atividades vinculados aos Programas da PROGRAD (PETI, PIBLIC, PROMAD, Programa de Monitoria, PIBID, PET, Atividade Vivencial, Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica e Residência Pedagógica) que tenham aderência com o escopo do COENS, submetam trabalhos compartilhado suas experiências.

Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora e poderão ser encaminhados para o e-mail dade@ufla.br.

Comissão Organizadora do COENS
Pró-Reitoria de Graduação
Universidade Federal de Lavras .