Fechar

Normas para envio de trabalhos - COENS

Acessos: 814

I CONGRESSO DE ENSINO – COENS/UFLA

Práticas de ensino, Inovações metodológicas e Alternativas didáticas



1- Tipos de resumos/apresentações 

Podem ser submetidos resumos relatando estratégias ou experiências didáticas, conforme o escopo do evento, em qualquer nível de ensino no âmbito da UFLA. Os resumos podem relatar atividades em andamento ou concluídas.

Docentes, estudantes e TAEs são convidados a participar e compartilhar trabalhos que apresentem a concepção, o desenvolvimento e a avaliação de soluções que utilizem métodos e técnicas para promoção da aprendizagem e/ou para a solução de problemas em temas relacionados à educação.

As apresentações em 2024 acontecerão em sessões presenciais com apresentações de pôsteres.

1.1 - Estimula-se fortemente a submissão de trabalhos compartilhando experiências por todos os responsáveis por projetos, estudantes ou atividades vinculados aos Programas da PROGRAD (PETI, PIBLIC, PROMAD, Programa de Monitoria, PIBID, PET, Atividade Vivencial, Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica e Residência Pedagógica) que tenham aderência com o escopo do COENS 

2- Escopo

Nesse contexto, serão aceitos trabalhos em português de todas as áreas de conhecimento do UFLA que envolvam:

2.1 - Práticas de ensino;

2.2 - Inovações metodológicas;

2.3 - Alternativas didáticas ;

2.4 - Novas formas de avaliação;

2.5 - Materiais didáticos alternativos (impressos ou digitais); ou

- Outras estratégias/experiências com foco na melhoria do processo ensino-aprendizagem (incluindo casos de adaptação de metodologia ativa já existente) .

3- Resumos que NÃO serão aceitos 

Não serão aceitos pela coordenação do evento ou pelo revisor da área o resumo enquadrado em quaisquer dos itens a seguir:

  • Resumo sem o nome completo, departamento e e-mail do primeiro autor (bolsista ou estudante vinculado a programas da PROGRAD);
  • Resumo sem o nome completo e departamento do orientador, para alunos de graduação e pós-graduação;
  • Resumo sem os nomes completos e departamentos dos demais autores;
  • Resumo com mais de 6 (seis) autores (contando o orientador);
  • Resumo de revisão bibliográfica;
  • Resumo sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação e de conteúdo;
  • Resumo com tabelas, gráficos, fotos, imagens de qualquer gênero ou de fórmulas matemáticas e químicas (se necessário, descrever por extenso no resumo). Imagens e fórmulas poderão ser incluídas nos pôsteres;

Resumo sem a devida clareza quanto ao caráter educacional da atividade. 

4 – Inscrição do autor
  • É necessário que o primeiro autor faça a submissão no  formulário no período de 08/07/2024 a 28/08/2024.
  • Em caso de estudante vinculado a programas da PROGRAD (PETI, PIBLIC, PROMAD, Programa de Monitoria, PIBID, PET, Atividade Vivencial, Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica e Residência Pedagógica), este deverá ser o primeiro autor. 
  • Atenção: O autor responsável pelo envio, conjuntamente ao seu orientador, são legalmente responsáveis por todo o seu conteúdo. A Pró-Reitoria de Graduação se isenta de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do resumo que for divulgado e/ou publicado por qualquer meio de comunicação do Congresso (programa, certificado, e-mail, pôster, site, livro eletrônico e outros), pelos autores ou por terceiros. 
  • Todos os autores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido como autor ou orientador.
  • Cada primeiro autor pode enviar até 3 (três) resumos.
  • Cada resumo deve ser inscrito APENAS UMA VEZ e pelo primeiro autor.
5 –  Inscrição do autor
    • O resumo deve ter até 3.500 caracteres, incluindo espaços.
    • Deve conter exclusivamente texto.
    • O resumo deve ser escrito na voz ativa e na terceira pessoa do singular. Não deve haver no resumo: parágrafos com recuos, espaçamentos ou tabulações; tabelas, gráficos, imagens de qualquer gênero ou fotos (esses dados podem ser apresentados no pôster, se for o caso). Se necessário, descrever fórmulas matemáticas ou químicas por extenso.
    • Atenção:Antes que o resumo seja enviado, sugerimos que os autores façam rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, e de conteúdo. Não será possível corrigir o resumo após seu envio. Os dados serão publicados exatamente como enviados. Todos os autores e orientadores devem ter conhecimento das normas e do conteúdo do resumo, e estar cientes do material submetido em seus nomes.
6 -  Envio do resumo
Antes de enviar o resumo é necessário
  • Estar ciente de que o resumo deve ser enviado uma única vez;
  • Ter preparado e revisado o texto de acordo com as normas.
Passo a passo para envio do resumo
  • Abra o resumo preparado no editor de textos;
  • No formulário online , preencha cada campo com as respectivas informações solicitadas;
  • Se o formulário online ficar muito tempo aberto sem navegação, automaticamente será desconectado por questões de segurança;
  • Após preencher todos os campos sugerimos a revisão dos dados antes de finalizar o envio.
7 -  Prazo para submissão de resumos
Período de submissão: 08/07/2024 a 28/08/2024.
  • Antes, verifique os critérios para premiação dos melhores trabalhos para enviar um trabalho com melhor qualidade

Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora e poderão ser encaminhados para o e-mail dade@ufla.br.

Comissão Organizadora do COENS
Pró-Reitoria de Graduação
Universidade Federal de Lavras .