Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2023, 15h00
,
Última atualização em Terça, 10 de Outubro de 2023, 15h01
|
Acessos: 504
Tem como objetivo compartilhar com outros educadores a proposta de experiência de ensino através de atividades dinâmicas, integrativas e reflexivas, considerando a realidade sócio-cultural dos educandos como preâmbulo para o estudo de contextos históricos.
Esta oficina desenvolver-se-á a partir de jogos teatrais que buscam criar um ambiente acolhedor para a expressão dos envolvidos e motivador para o envolvimento com atividades propostas. No contexto escolar, acontece fora da sala de aula e mobiliza a expressão corporal como elemento integrado às compreensões e reflexões sobre um determinado contexto histórico.
O contexto histórico escolhido para desenvolvimento desta oficina será o estudo da “Sociedade do Antigo Regime – Europa, séculos XVII e XVIII.
Atividades
1. Acolhimento. Apresentação do grupo e jogos de integração.
2. Roda de conversa e atividades. A sociedade atual, medos e desafios enfrentados pelos jovens.
2.1. Roda de conversa.
2.2. Jogos teatrais (aproximação com a linguagem do teatro).
2.3. Divisão da turma em grupos de trabalho. Orientação para que cada grupo, após uma conversa entre seus integrantes sobre o tema “Os Jovens e os desafios do presente”, escolha o desafio que o grupo queira apresentar como o de maior relevância.
Cada grupo será desafiado a construir uma imagem congelada, que aqui será denominada “Foto”, onde os integrantes do grupo, utilizando o corpo e adereços improvisados, representarão em uma imagem congelada a situação escolhida. Será sugerido que na situação apresentada estejam presentes os elementos: onde acontece; quem está envolvido (caracterização dos personagens) e o que está acontecendo.
2.4. Cada grupo apresentará sua Foto para os demais e após cada apresentação seguirá uma roda de conversa onde a situação apresentada será debatida por todos.
3. Roda de conversa e atividades. A sociedade do Antigo Regime, na Europa séculos XVII e XVIII.
3.1. Roda de conversa. Compartilhamento das informações prévias sobre o tema pelos participantes (alunos).
3.2. Análise, pelos participantes, de imagens sobre o Antigo Regime. Identificação de personagens (quem? Grupos/classes sociais), onde? Cidade/campo, o que acontece? Cenas de trabalho/ governo/celebração, etc.)
3.3. Os grupos de trabalho, a partir da atividade anterior, serão convidados a montarem fotos sobre o Antigo Regime seguindo a sugestão de que na situação apresentada estejam presentes os elementos: onde acontece; quem está envolvido (caracterização dos personagens) e o que está acontecendo.
3.4. Cada grupo apresentará sua Foto para os demais e após cada apresentação seguirá uma roda de conversa onde a situação apresentada será debatida por todos.
4. Fechamento. Roda de conversa com os participantes onde serão socializadas as impressões e sentimentos vivenciados durante a experiência