Fechar
Página inicial XVIII CONEX Sessões de Pôsteres

Sessões de Pôsteres - CONEX

Publicado: Sábado, 22 de Julho de 2023, 17h16 , Última atualização em Quarta, 08 de Novembro de 2023, 20h30 | Acessos: 5781
Em breve mais informações
As apresentações de pôsteres acontecerão presencialmente no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras

O XVIII CONEX terá 3 sessões de pôsteres:

Sessão 1 - Segunda-feira (06/11) - das 19 às 20h30

Sessão 2 - Quarta-feira (08/11) - das 13 às 14h30

Sessão 3 - Quinta-feira (09/11) - das 8 às 9h30

 

Trabalhos Aceitos (título/primeiro autor) para Apresentação na Sessão 1 (Segunda-feira (06/11) - das 19 às 20h30):

  1. Construindo memórias artísticas na UTFPR / Elisiê Pialarisse 
  2. Nisso e naquilo: Prevenção de violências sexuais na infância / Mayla Haianny Souza Santos
  3. Importância da Dança no Contexto Universitário / Ana Paula Fernandes 
  4. Fórum de Cultura da UFLA: espaço de imersão em extensão em gestão cultural / Dyovanna Maria Costa Zeferino
  5. MARIARTE, O IMPACTO ARTÍSTICO, SOCIAL E CULTURAL NA CIDADE DE LAVRAS / Janayna Aleixo de Carvalho
  6. Projeto de Extensão - Esportes Coletivos em Basquete / Thayná Stephanie Medeiros Caetano
  7. Assistência social : uma análise das violações de direitos abordadas pelo CREAS / JULIA LAURA FERNANDES DE OLIVEIRA
  8. DESAFIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA: Abordando a violência com foco nas populações vulneráveis  / Juylia Natalia Cordeiro dos Reis 
  9. Niara em uma nova vertente: o combate à violência de gênero no ambiente de trabalho / Laura Henriques Monteiro Silva
  10. Análise Swot e Planejamento Estratégico do Centro Integrado Das Mulheres (CIM) de Lavras – MG / Thainara Rodrigues de Sousa
  11. Projeto de Extensão - Acessibilidade Digital nos Serviços Públicos: Promovendo a Inclusão / Giovanna Helena Elias Miguel
  12. O Uso das Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo Web (WCAG) do World Wide Web Consortium e Seu Papel na Regulamentação e Promoção da Acessibilidade Digital nos Serviços Públicos / Eduardo Augusto Ribeiro
  13. Avaliação com o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico na Promoção da Acessibilidade Digital nos Serviços Públicos do Poder Executivo Federal / Saimon Gabriel de Andrade
  14. Educação Ambiental na Infância: Inovação e Engajamento Através da Recomendação de Filmes / Murilo Ferreira Andrade
  15. Desafios enfrentados por alunos de cursinhos Pré-Vestibulares para o ingresso em Universidades Públicas / Thalia Dourado de Souza
  16. OFICINA DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA JOVENS APRENDIZES / Fernanda Silva Oliveira
  17. Os gêneros do discurso mais recorrentes no ENEM na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Laiane da Silva
  18. As dificuldades na leitura de textos literários e seus impactos na formação de alunos leitores /  Izabella Victória de Almeida
  19. FINANÇAS KIDS: oficinas sobre conceitos iniciais de finanças para crianças do fundamental I de uma escola de Lavras / Luana Teodoro Corrêa
  20. Levantamento de gargalos em cachaçarias e possíveis soluções no sul de Minas Gerais /  Bruno Conrado Teodoro de Melo
  21. A biologia abordada a partir do cotidiano dos alunos do cursinho pré-vestibular PRÉ-UNI/UFLA, na cidade de Lavras -MG / Ana Luiza Silva Peixoto
  22. A Sala de Aula como Espaço de Empatia: Um Relato de Experiência sobre a Discussão do Feminicídio com Alunos do Sexto Ano do Ensino Fundamental / Henrique Barbosa Justini
  23. A UNIVERSIDADE E O ENSINO MÉDIO: ENTENDO MELHOR O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E AS ATIVIDADES PROFISSIONAIS DO ADMINISTRADOR / Sarah Estefany Martins da Silva
  24. O trabalho com a videoanimação “Buu para o Bullying”, como forma de conscientização das práticas de Bullying ocorridas no meio escolar / Bruna Andrade Resende
  25. Mapeamento dos Produtores Rurais de Lavras - MG e Região / Isabela Almeida Durães de Resende
  26. Desmistificando o Processamento de Alimentos Vitória dos Santos Pereira
  27. Letramento Digital: nivelamento didático para o desenvolvimento de habilidades de produção textual por meio de plataformas de design gráfico Sandra Aparecida Vieira de Souza Queiroz
  28. USO DE MODELOS TRIDIMENSIONAIS COMO ALTERNATIVA FACILITADORA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE LAVRAS, MG. Lara Neves Araujo Coelho
  29. A INTERAÇÃO ENTRE O LEITOR E O TEXTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA POR MEIO DA VIVÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Natália Eugênia da Silva
  30. Promovendo a Alfabetização por meio da Interação e Criatividade Ana Clara Reis Franco de Carvalho
  31. Projeto UFLA Connect - Grupo PET Engenharia de Alimentos Daniel Ribeiro
  32. JOGOS E BRINCADEIRAS DA CULTURA AFRICANA:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Loiane Aguiar Nasaré
  33. Levando conhecimento para dentro de casa através de postagens informativas Lucas dos Santos Ribeiro
  34. A relevância dos Jogos no processo de Alfabetização e Letramento Caroline Vasconcelos de Paulo Souza
  35. Projeto de Extensão 'Educação Ambiental no Núcleo de Educação da Infância (NEDI)': Conscientização Eco Educativa Online Através de Quizzes Thais Mara de Souza
  36. Ícones da Mudança Ambiental: Explorando o Papel das Redes Sociais na Educação Ambiental através de Figuras Emblemáticas Isabela Cristina da Silva
  37. Plano Conservador da Mantiqueira: ações para se alcançar a promoção da restauração florestal em municípios de Minas Gerais Gustavo Bastos Martins 
  38. Colaboração Interinstitucional para Ações de Extensão e Pesquisa no Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito Andreane Santos
  39. Projeto de Extensão Cão Comunitário UFLA Luma Alves Braga 
  40. Ações de extensão no Parque Ecológico Do Rio Bonito Vinícius Xavier Nogueira Dos Reis
  41. Desenvolvimento de jardins multifuncionais em áreas institucionais Gabrielle Maia de Oliveira
  42. Síndrome de Burnout: Impactos sobre a saúde mental dos acadêmicos Violeta Martins Johnson Rodríguez
  43. Descrição do evento realizado na Universidade Federal de Lavras com o tema “AÇÃO PARA CONSCIENTIZAÇÃO AO DIA MUNDIAL DO DIABETES” executado pelo Núcleo de Estudos em Obesidade e Diabetes – (Neodia) Giovanna Carolina Nepomuceno Ferreira
  44. Aplicação de Técnicas Relacionadas a Ozonioterapia e Acupuntura em Animais Hellen Keller Costa de Oliveira
  45. Programa de Intervenção Multidisciplinar nas Escolas: Prevenção da Obesidade e Diabetes Tipo 2 em Crianças de 6 a 8 Anos Ana Luiza Pereira de Souza  
  46. PET-MV: Recepção de Calouros do Curso de Medicina Veterinária 2023/02 Isabela dos Santos Almeida
  47. Alimentando Conhecimentos - Plant based: perspectivas e regulação. Laura Nascimento Ferreira
  48. Triagem nutricional como ferramenta para prevenção da desnutrição em âmbito hospitalar Vinícius Augusto da Silva 
  49. Alimentando Conhecimentos – Nutrientes e a nova rotulagem Isaías Guimarães Machado
  50. LARVA MIGRANS - COLETA DE AREIA Thays Jerônimo Nascimento Souza 
  51. PET MV: Dia de campo no canil Associação Animais Nossos Irmãos - AANI Maisa Carter Vilela
  52. "Saúde Conectada": Desmistificando e Prevenindo Doenças Negligenciadas. Sarah Fernandes Cabral e Sousa
  53. Estágio dos estudantes do  núcleo de estudos em Medicina Aviária (GEMA) no 70º Campeonato Brasileiro de Ornitologia Amador da FOB - Federação ornitológica do Brasil Gabriel Mancilha Cesar
  54. Transpondo muros e barreiras: ações de educação em saúde para crianças e jovens socioeconomicamente vulneráveis em visita à Universidade Federal de Lavras Alexia Mendes Lima
  55. Extensão em interface com a pesquisa científica na temática manejo cultural do marmeleiro em regiões de inverno ameno: Oferta de curso na festa do marmeleiro, em Delfim Moreira-MG, visando o incentivo ao resgate da exploração do marmeleiro e produção da marmelada Leonardo Vieira Isidoro 
  56. Caracterização Climática da Indicação Geográfica Campo das Vertentes por meio do Banco de Dados Nasa Power Larissa Machado Rodrigues Monteiro
  57. Projeto Monitoramento Agrometeorológico, Fenológico e Fitossanitário para a Cultura do Café nas regiões Sul e Cerrado de Minas Gerais e Elaboração de Modelos: A Influência do  Clima na Densidade Populacional do Bicho-Mineiro-Do-Cafeeiro Tiago Henrique Da Silva 
  58. Extensão em interface com a pesquisa científica na temática manejo cultural do marmeleiro em regiões de inverno ameno: Execução de unidades de observação em pontos estratégicos em Minas Gerais Pedro Almeida de Souza Carrijo
  59. APLICAÇÃO DA MODELAGEM BIM PARA O PROCESSO DE TOMBAMENTO DAS EDIFICAÇÕES DO CAMPUS HISTÓRICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Andrews Willian dos Santos Ament
  60. Assistência para o manejo do rebanho ovino na Fazenda Senhor Bom Jesus ao longo do primeiro semestre de 2023 Weslley Barbosa Celestino
  61. Elaboração de projetos de arquitetura e engenharia para a nova sede do Centro de Reabilitação Neurofuncional de Lavras Clara Alice Borges Melo
  62. Indução à lactação como ferramenta produtiva Laura Figueiredo Machado
  63. Identidade visual do Campus da UFLA: a utilização do BIM como ferramenta de estudos cromáticos Marcelino Reis Machado
  64. Auxílio no setor de Programas e Projetos da PROEC Lucas Hernandes de Faria Silva 
  65. A escrita espontânea e as práticas de intervenção: uma visão sobre o processo de aprendizagem da língua escrita nos anos iniciais Fabiana Luisa Alvarenga
  66. Contribuições da colaboração entre professor auxiliar e professora responsável por uma turma durante aulas de Física: reflexões a partir de um caso do Programa de Apoio Pré-Universitário UFLA (Pré-Uni/UFLA) Raíssa Marçal Della Torre
  67. PIBID Thaís da Silva Gonçalves de Melo
  68. Letramentos Digitais e a Inovação Pedagógica: Práticas de leitura, de escrita e análise linguística/semiótica na formação docente. Brenda Alice de Oliveira Alves
  69. A Formação de Estudantes no  Âmbito da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares - INCUBACOOP Letícia Cristina Barbosa
  70. A Residência Pedagógica no contexto da formação de professores: refletindo sobre os encontros de formação e suas contribuições. Hudson Nascimento Santos
  71. Inclusão Social Ampliada: Aprendendo com as diferenças / Rayani Maciel da Silva
  72. MPULSIONANDO A CONSCIÊNCIA GLOBAL: EXPLORANDO OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL POR MEIO DAS REDES SOCIAIS UNIVERSITÁRIA Melissa Siqueira Martins
  73. CARNAVAL 2023: TESTAGEM EM MASSA CONTRIBUINDO PARA A SAÚDE PÚBLICA Laryssa Chaves Vieira
  74. DIAGNÓSTICO PARASITOLÓGICO DE FEZES: UM TREINAMENTO PARA SUPRIR LACUNAS NO CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DE DIVERSAS ÁREAS DA SAÚDE Ana Laura Ramos Mendes Coelho
  75. Instagram como ferramenta de educação em saúde e divulgação científica Laís da Silva Claudio
  76. ESPOROTRICOSE: UMA BATALHA UNIDA PELO ODS 17 COM UNIVERSIDADES, MINISTÉRIO PÚBLICO E SOCIEDADE Melissa Siqueira Martins
  77. Magia da Física  Universo no Pint of Science 2023 em Lavras: Celebrando a Ciência / Fernando Borges Rafael 
  78. Pedologia para todos Marcus Vinícius Oliveira Cruz

Trabalhos Aceitos (título/primeiro autor) para Apresentação na Sessão 2 (Quarta (08/11) - das 13 às 14h30):

  1. EDUCAÇÃO E INTERAÇÃO: O PROJETO 'PET NA PRAÇA' COMO PONTE ENTRE A UFLA E A COMUNIDADE / Mariana Souza Sales
  2. A importância das parcerias de estágio / Maria Eduarda Leal de Oliveira
  3. Letramento Digital - As ferramentas Digitais no auxílio da aprendizagem da literatura / João Pedro Belchior Venâncio 
  4. Qual emoji te representa? Análise de sentimentos nos comentários dos perfis da UFLA no Facebook e Instagram / Izabela Silva de Souza
  5. O papel das Redes Sociais para a difusão da Cidadania Fiscal / Ana Caroline da Silva
  6. PET Produção de vídeos /  Alexandre Duarte Klein
  7. PET APOIO DIDÁTICO PEDAGÓGICO / Pedro Otávio Rodrigues Longuinho
  8. O processo de realização e os impactos do VI UFLA de Portas Abertas / Lívia Guimarães Fontes
  9. Ação de Extensão “Vida Pintura” / Valéria Campos Ferreira
  10. Madrigal da UFLA: Imersão musical ao século XVI / Maria Eduarda Souza Goulart
  11. Evento: UFLA DE PORTAS ABERTAS / Tainara de Fátima Pedroso
  12. A importância das aulas de Ballet Clássico oferecidas pelo Grupo Incorpore no contexto universitário / Ana Beatriz da Rocha Onari
  13. Coral Vozes do Campus: Tradição e Música / Mayara Coutinho de Almeida 
  14. A Dança do Ventre como ferramenta de melhora da saúde física e mental da comunidade lavrense, discentes e docentes da UFLA- Universidade Federal de Lavras / Júlia de Pádua Silva Leonardo
  15. UFLA de Portas Abertas / Tamara Vitória Pedroso 
  16. “Música no Centro de Cultura” e “Recital das Oficinas de Música”: uma mostra de cultura e arte / Ana Beatriz Pereira e Silva
  17. Conectando a Academia à Sociedade: os impactos positivos de Extensão e Cultura / Maria Luiza de Oliveira Rodrigues da Silva
  18. Música para a infância: o Coral Infantil da UFLA / Clara Alice Borges Melo
  19. Atendimentos dos projetos de dança no Centro de Cultura da UFLA  / Gustavo Augusto Senna do Nascimento
  20. A dança enquanto objeto de extensão e cultura na universidade / Renata Costa
  21. Museu de História Natural da Universidade Federal de Lavras (UFLA): a importância da catalogação do acervo para a divulgação das ciências / Natália Lopes dos Anjos Morais
  22. Música por Todos os Cantos: um contato com o universo musical / Gabriel Alves Ribeiro Pavanetti
  23. PET-MV SOCIAL: Arrecadação de roupas e produtos de higiene / Luiza Helena Ponzo Perez
  24. Explorando A Correlação Entre Os Atores Da Rede De Atendimento Às Vítimas De Violência Doméstica Em Lavras/MG / Ana Luiza Cardoso Vieira
  25. Niara e a importância das redes de apoio para o acolhimento das vítimas de violência de gênero / Vitória Helena Zampa
  26. A importância da prática de (re)escrita para a apropriação do gênero redação do ENEM: um estudo de caso durante experiência em sala de aula no PRÉ-UNI/UFLA / Luísa Amâncio Fonseca
  27. O ensino da Matemática no Programa de Apoio Pré-Universitário da Universidade Federal de Lavras (Pré-Uni/UFLA): Geometria Espacial / Rayane Soares de Almeida 
  28. Divulgação científica e o ensino do gênero resumo na escola / Nikolly Fernanda Souza do Espirito Santo 
  29. Programa de Apoio Pré-Universitário: estudo sobre a importância do projeto em meio a uma educação precarizada e um país desigual / Marcus Vinícius de Oliveira Messias
  30. Avaliação do conhecimento prévio dos estudantes do cursinho PRÉ-UNI a respeito das principais doenças causadas por vetores / Luana Cris dos Santos
  31. As Contribuições do PIBID na Formação Docente / Tailane Helenice Pereira
  32. CIPE - Centro de Integragação e Prospecção de Oportunidades para os Estudantes / Isabella de Cássia Batista
  33. RELATOS DE EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS DE EGRESSOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFLA: MESTRADO E EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS / Milena Silva Ribeiro
  34. FINANÇAS KIDS: Oficinas realizadas com alunos do 4° ano do ensino fundamental I sobre poupança / Pablo Alexsander Araújo Silva
  35. A UTILIZAÇÃO DE VÍDEOANIMAÇÃO PARA CONSCIENTIZAÇÃO DO BULLYING NAS ESCOLAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL / Thays de Oliveira Passos
  36. A apreensão de conceitos como auxílio na aprendizagem da Filosofia / Túlio Passos Lopes
  37. EXPLORANDO CULTURA: AMPLIANDO O VOCABULÁRIO EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DE LIVROS PARADIDÁTICOS / Roberto Magalhães
  38. I Feira de Ciências do CMEI Bem-Me-Quer Três Pontas - MG: Implantação da Horta Sintrópica / Thuany Santos Carvalho 
  39. Produção de Modelos Didáticos Tridimensionais para Ensino de Embriologia na UFLA / Ana Júlia Pose Martins 
  40. Diálogos entre o PIBID-Língua Portuguesa e a rede de ensino municipal: o incentivo à formação literária de estudantes da escola Itália Cautiero Franco (CAIC) / Flávio Rodrigues Silva
  41. O ditado diagnóstico como ferramenta de alfabetização: Uma prática eficaz / Maria Laura Barros Silva 
  42. Alimentando Conhecimentos: Publicação de cartilha para a comunidade sobre “Produtos alimentícios à base de proteína vegetal” Mariana Yoshimi Murakami Silva
    O movimento no cotidiano da Educação Infantil /  Livia Silva
  43. Alfabetização e letramento no contexto da escola pública / Julia Gualberto Santos
  44. O aprimoramento da produção textual – 6º ano - Escola Estadual Dora Matarazzo / Alvaro Renan Dias Cardoso 
  45. Análise do Impacto da Oficina de Gestão do Tempo na Formação de Jovens Aprendizes da Instituição ABRAÇO /  Ivan José Ferreira Silva
  46. Pibid de Língua Inglesa / Walison Paulo Rodrigues
  47. Olimpíada Lavrense de Matemática / Giovani Alexandre Bernardineto de Faria
  48. Relato de Experiência: A Atuação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) a importância desse projeto para escolas e discentes / Ingrid Gabriel do Norte
  49. Contribuição da utilização de modelos didáticos tridimensionais sobre os sistemas genitais humanos para auxílio à aprendizagem sobre sexo seguro e Infecções Sexualmente Transmissíveis em escolas públicas do município de Lavras, Minas Gerais / Igor Vieira de abreu
  50. FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES: REVISANDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E APERFEIÇOANDO A GESTÃO ESCOLAR / Joyce Conceição de Carvalho
  51. Explorando a interdiscursividade por meio da utilização de artefatos digitais Patrick Junior de Souza 
  52. Residência Pedagógica: o teatro de sombras como estratégica de formação de professores e promoção de leitura / Monaliza Cristina Pereira Nascimento
    Oportunidades e desafios para a internacionalização da carreira em Administração / Beatriz Moreira Oliveira
  53. Relato de vivência: a interface entre a educação superior e infantil na construção do conhecimento científico / Bárbara Lacerda Titoneli
  54. A elaboração de um Estudo de Caso sobre café para desenvolvimento com estudantes da educação básica  / Taisa Suelen de  Lourdes Rezende
  55. Práticas na sala de aula e a formação de professores de Inglês / Joyce Aparecida Barbosa 
  56. Alfabetização Midiática: contribuições de uma Sequência Didática para o trabalho com anúncios publicitários / Ana Flávia Alves de Souza
  57. Alfabetização em foco: ações realizadas no Programa Residência Pedagógica / Flávia Helena Rufino Rodrigues
  58. Utilização de um modelo didático tridimensional sobre a transcrição e síntese protéica para o auxílio à aprendizagem em escolas públicas de ensino médio no município de Lavras, Minas Gerais. Nataline Ancelmo Nogueira
  59. Cafeteria Escola Cafesal Emanuelle Aparecida da Costa
  60. Filosofia com crianças: os círculos do pensamento com as crianças do projeto de extensão “Filosofar Infâncias” Samanta Affá Ferreira Narciso
  61. Explorando a Inteligência Artificial na Geração de Imagens Semióticas: Uma Abordagem Inovadora Stéfany Lautério Baldoni 
  62. PET Flutuando nas Engenharias João Vitor Morais Resende
  63. PET Monitoria João Vitor Morais Resende
  64. Alfabetização e Letramento Amanda Aparecida Rosa 
  65. Escola e Famílias: Saberes e Práticas em Diálogo Ana Maria Simões do Nascimento 
  66. Musiquês: música no cotidiano da educação infantil Giovana Mendes Oliveira
  67. Jogo Didático Ache Palavras: Uma proposta online de educação e sensibilização ambiental no contexto pandêmico. Ana Beatriz de Oliveira Luiz
  68. Promovendo a Conscientização sobre Diversidade Étnica e Cultural Naomy Aparecida Oliveira de Arruda Moura – 9º período, Letras, ,bolsista CAPES 
    Prevenção de violências sexuais na infância. Natanyele Lima Oliveira
  69. Jogos tradicionais e brincadeiras e vôlei no PIBID: Um relato de experiência Pedro Lima
  70. Projeto de Extensão EcoUFLA: Educação Ambiental e Engajamento Social em Lavras, MG Sabrina Iracilda Coelho Fagundes
  71. Jogos e Brincadeiras para turmas iniciais: Experiências de bolsista do PIBID Rebeca Araújo Silva
  72. Jogos e Brincadeiras no Ensino Fundamental I: Um relato de experiência Tiago Ferreira Carvalho 
  73. Minicurso Acadêmico – PETMV Aline Pereira Coli
  74. Articulação em Agroecologia: Experiências de Extensão Universitária em Lavras Ana Vitória Niz Gomes da Silva
  75. O ChatGPT e a disciplina de Intertextualidade em sala de aula. Barbara Santos de Andrade
  76. Controle populacional de caninos e felinos por meio da esterilização cirúrgica Júlia Teixeira Naves
  77. Estudo do Comportamento de Obras Geotécnicas por Métodos Numéricos Matheus Augusto Gomes Cagnin
  78. Projeto Área Proteção Ambiental (APA) Serra de Três Pontas: Uma Breve Inferência da Localização do Quilombo do Cascalho (Séc. XVIII) por meio de Geoprocessamento Tiago Henrique Da Silva 
  79. Projeto APA Serra Três Pontas: Considerações Iniciais Sobre Hidrografia e Uso e Ocupação do Solo. José Fernandes Franco Junior
  80. Abastecimento de água em Bandiagara II, Koutiala, Mali Vanessa Leopoldino Batista
  81. Instalação de banheiros em Bandiagara II, Koutiala, Maliv Amanda Caroline Dos Santos
  82. Projeto Área Proteção Ambiental (APA) Serra de Três Pontas: Restauração Florestal das Áreas de Preservação Permanente (APP) do Manancial do Quatis Gustavo Sousa Marinho
  83. Projeto Área Proteção Ambiental (APA) Serra de Três Pontas: Uma Breve Caracterização e Mapeamento do Meio Físico Gustavo Sousa Marinho
  84. Pedologia para Todos Marcela Natália dos Santos
  85. Difusão do conhecimento sobre o modelo Zebrafish (Danio rerio): manejo reprodutivo. Leonardo Abrahão Nogueira
  86. Ações de extensão no Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito Ana Júlia Sídio
  87. Conscientização infantil da importância da água Bruna Ferrazanido Nascimento
  88. Programa de manejo populacional ético e humanitário de animais em situação de rua na ufla Mariana Aparecida Souza Alves
  89. Produção de briquetes com resíduos de tabaco Ana Flávia Costa
  90. Abril Laranja: NÃO à crueldade animal – informando sobre identificação, prevenção e denúncia de maus-tratos a anim Nayara Adriana Medeiro Ferreira 
  91. PET-MV na Promoção da Saúde Única e Apoio ao Programa Saúde da Família: Esporotricose Felina Iza Millany  Rabello
  92. Relato de casos de Larva Migrans Cutânea em condomínio residencial em Lavras, Minas Gerais Ana Julia Santana Lima Leandro
  93. Educação nutricional: conhecendo sabores, texturas e cheiros Gabriella Carmelita Claudino
  94. Levantamento da fauna de flebotomíneos no município de Pirapora, Minas Gerais Alexandre Benony de Oliveira Santos Filho  
  95. Testagem e Vacinação na UFLA pós-Carnaval 2023: Barreiras e Estratégias de Saúde Pública Matheus Filipe Soares Lemes
  96. Caracterização do público participante: análise da AÇÃO PARA CONSCIENTIZAÇÃO AO DIA MUNDIAL DO DIABETES, evento realizado na Universidade Federal de Lavras, pelo núcleo de estudos em Obesidade e Diabetes (Neodia). Beatriz Ramos Lunezzo de Oliveira
  97. Interseções entre o controle de doenças infecto parasitárias, educação ambiental e estratégias pedagógicas no ensino básico Lucas da Silva Chagas
  98. AÇÕES NUTRICIONAIS EDUCATIVAS PARA SURDOS DE LAVRAS (MG) - COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA PRÁTICA Rayene Cardoso Rodrigues
  99. Projeto Vertentes: Diversidade da Acarofauna em Cafezais Tiago Henrique Da Silva 
  100. DIA DE CAMPO PET-ZOOTECNIA: ALTERNATIVA PARA ALIMENTAÇÃO DO GADO NA SECA - DIFERIMENTO DE PASTAGENS Izabela Magalhães Faria
  101. Atendimentos de ruminantes realizados de agosto a dezembro de 2022 no Hospital Veterinário de Grandes Animais Amanda Gonçalves Costa
  102. Atendimentos de ruminantes realizados de janeiro a agosto de 2023 no Hospital Veterinário de Grandes Animais Amanda Gonçalves Costa
  103. Explorando o Conhecimento: Feira Científica. Kayk Veloso Ramim
  104. UTILIZAÇÃO DO BIM PARA OTIMIZAÇÃO DE ESPAÇOS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO DO LABORATÓRIO DE ESTRUTURAS Suéllen Ribeiro Medeiros Moreira
  105. Potencial do café verde para gerar bebida de qualidade com a utilização da fermentação Vinícius Assis da Aparecida 
  106. Avaliação da qualidade da gasolina tipo C dos postos de combustível de Lavras-MG em 2022 Víctor Oliveira Dezem Bertozzi
  107. Relato de caso sobre Artrogripose em neonato bovino Thais Cardoso de Freitas
  108. A relevância de desenvolver e exercer, para o ENEM, a habilidade de interpretação de textos em Língua Inglesa Higor de Paula
  109. Processos para Celebração de Estágios Fernanda Luíza da Silva Viegas
  110. Divulgação da Engenharia Química (UFLA) através de Mídias Sociais. Pedro Benetolo
  111. PET faz extensão Alexandre Duarte Klein
  112. Programa Institucional de Música: extensão que contribui para a educação de qualidade e a redução das desigualdades Lucas Rocha Vieira
  113. O Futsal masculino no meio acadêmico Guilherme Menezes Rodrigues
  114. Rivalidade em sala de aula: uma reflexão acerca da sua contribuição para casos de violência nas escolas Jean Carlo da Silva Barros
  115. O PAPEL DO RESIDENTE PEDAGÓGICO NO ESPAÇO ESCOLAR Aline Gabriele Furtado
  116. Orquestra de Cordas da UFLA: Oportunidade de se conectar com a música e cultura / Samantha das Graças Lima
  117. A importância do gerenciamento de estágios para a universidade Kelly Vitória Da Silva
  118. Projeto Veterinário Mirim: educação humanitária em interface com educação ambiental Laura Amorim Bernstein
  119. Educação Estética e Formação Acadêmica Yasmin de Oliveira Borges
  120. Acompanhamento de egressos Amanda Ketlen de Oliveira
  121. Inseminação Artificial na suinocultura Marcelo Henrique Dias
  122. Coral Canto das Nascentes: uma imersão na música brasileira / Fernanda Penoni
  123. Oficina de Composição: Moldando a Próxima Geração de Compositores / Paulo Miguel Pádua Lopes Santos
  124. Bioinsumos para a Promoção da Saúde de Plantas de Cafeeiro Monike Elias Ferreira
  125. Fórum de Cultura da UFLA: espaço de imersão em extensão em gestão cultural / Dyovanna Maria Costa Zeferino

 

Trabalhos Aceitos (título/primeiro autor) para Apresentação na Sessão 3 (Quinta (09/11) - das 8 às 9h30):

  1. A implementação do Letramento Digital no Ensino de Base das Escolas Públicas: entre a teoria e a realidade / Rebeca Macedo Pereira Garcia
  2. A importância da Residência Pedagógica para a formação docente / Fabíola Soares de Oliveira
  3. Os desafios da Alfabetização e a importância da Residência Pedagógica / Pamela Juliana Figueiredo
  4. A busca pelo protagonismo da criança na alfabetização / Estella Carolina Da Cruz Dias
  5.  A Importância do PIBID nas Escolas de Redes Públicas: Promovendo a Interação e Conhecimento / Jardel dos Santos Gonçalves
  6. Integração de ONG's e Redes Sociais para Potencializar a Educação Ambiental: Um Olhar Promissor / Jéssica Silva Corrêa
  7. Residência Pedagógica com foco na Alfabetização e Letramento / Ludmila Heloisa Morais
  8. Desenvolvimento de Modelos Didáticos Tridimensionais da Célula Eucariótica para o ensino nas escolas públicas de educação básica em Lavras, Minas Gerais / Ana Clara de Paula Oliveira 
  9. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A MEDIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NA ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DA SEQUÊNCIA BÁSICA, PROPOSTA POR RILDO COSSON / Luana Caroline Mateus Braz
  10. Da Inspiração à Publicação: Uma viagem pelos sentimentos / Vitória Aparecida Claudino
  11. PET nas Escolas / Lucas Lara Figueiredo Sousa
  12. Os encontros de Estudos do projeto “Filosofar Infâncias” / Débora Izabel de Carvalho Alvarenga
  13. Soletrando / Ana Flávia Guedes da Mota
  14. Atuação e vivências no ensino da rede pública de Minas Gerais / Tobias José Araújo Almeida
  15. Desconstruindo o racismo na Educação Infantil: a relação entre docência-crianças-identidades / Joice Rodrigues
  16. Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE): Divulgação nas Redes Sociais / Daniela Aparecida Correa Carvalho 
  17. Ache Palavras: uma metodologia alternativa e lúdica  de ensino para feiras educativas / Lauane Cândida Campos Ferreira
  18. O uso do Wattpad para práticas de leitura e escrita de fanfics / Lais Rayanni Sousa Silva
  19. FINANÇAS KIDS: oficinas sobre orçamento familiar para crianças do ensino fundamental I / Beatriz Moreira Oliveira
  20. Atendimento de animais silvestres de vida livre na região de Lavras/MG / Guilherme Souto de Sousa
  21. Uma prática de letramento digital:  A utilização do QR Code para a conversão e a divulgação de contos literários / Kesley Alves 
  22. PET Cumbuca / Luís Henrique Palhão
  23. PET Calouros e Calouras / Luís Henrique Palhão 
  24. A falta de ludicidade nas aulas: Como os professores podem utilizar as apostilas de forma diferente? / Eduarda Cristina Silveira Bassi 
  25. Horta educacional: estratégias para incentivar estudantes de escola pública a ingressarem na UFLA / Igor de Andrade
  26. Desenvolvimento do letramento literário por meio da exploração de artefatos tecnológicos / Rhannadioy Bustamante Oliveira
  27. O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE: VIVENCIANDO PRÁTICAS FORMADORAS NA  EDUCAÇÃO BÁSICA / Joyce Daiane de Oliveira Placides 
  28. Análise da evolução dos serviços prestados pelo NAF-UFLA na cidade de Lavras-MG / Júlia Mariane Justino
  29. O Letramento Digital trabalhado no ensino fundamental  / Jeferson de Jesus Garcia Viana
  30. O Programa de Residência Pedagógica e as possibilidades de formação para as práticas de alfabetização / Leticia Emanuela Gomes de Sousa
  31. O Programa de Residência Pedagógica e as possibilidades de formação para as práticas de alfabetização /  Brenda Paula Pacheco
  32. Explorando a química a partir  da temática café com os alunos do CEDET / Fernanda Caroliny Estawsk do Amaral
  33. Capacita PET / Murillo Calais Torres
  34. UM DIÁLOGO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS INICIANTES / Marcela Santos Oliveira Jorge
  35. "Eu por mim": um olhar sobre as narrativas de vida que subjazem aos relatos pessoais produzidos por alunos do ensino médio / Ana Cecilia da Silva Santos
  36. A mediação em um Ambiente Alfabetizador: análise no contexto da educação infantil Maria Elisa Penha de Carvalho
  37. Macro Célula: Iluminando o Ensino em Biologia Celular / Romeu Custódio
  38. A área de Copywriter em um Núcleo de empreendedorismo e inovação na UFLA campus Paraíso Vanusa Rodrigues de Oliveira
  39. A área de evento de um Núcleo de Estudos de empreendedorismo e inovação na UFLA campus Paraíso Vanessa Rodrigues de Oliveira
  40. Cooperativas Empreendedoras como Solução para a Gestão de Resíduos Sólidos na cidade de João Pessoa - PB Bianca Nicolli Zanella
  41. Ações de Educação Ambiental como uma Solução para o Lixo no Mar Larissa Beatriz Santos
  42. Cooperativas Empreendedoras como Solução para a Gestão de Resíduos Sólidos na Cidade de Lavras-MG Mateus Silva Bueno
  43. Medicina Veterinária no CEDET – PET/MV Cinthia Silveira Marques 
  44. Notificação de Violência Doméstica no Âmbito do SUS. Patricia Monforte Miranda
  45. PETMV em Defesa da Diversidade e das Diferenças. Victor Beckmann
  46. A UNIVERSIDADE PARA ALÉM DOS MUROS: IMPACTOS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA VIDA DE CRIANÇAS EM VULNERABILIDADE ECONÔMICA, COM O PROJETO “RITMO DE SAÚDE” Giovana Miranda Guedes 
  47. Projeto Felicidade: Promovendo a saúde mental na universidade - Grupo PET Engenharia de Alimentos Ana Lívia de Lucca Barnabé
  48. ASSISTÊNCIA TÉCNICA DO GRUPO DE ESTUDOS EM MEDICINA AVIÁRIA (GEMA) AOS CRIATÓRIOS DE CANÁRIOS EM NEPOMUCENO. Gustavo César Ribeiro Silva
  49. Futsal Feminino UFLA Joelma Leandra de Souza 
  50. Identificação antropométrica, atividade física e alimentação: análise da AÇÃO PARA CONSCIENTIZAÇÃO AO DIA MUNDIAL DO DIABETES Júlia Pereira Velho
  51. Estágio Vivencial em ONG - Enriquecendo a Formação Acadêmica em Medicina Veterinária Jéssika Vieira Cyrino
  52. Avaliação da microbiota intestinal de pacientes portadores de Diabetes Mellitus tipo 2 em uso de semaglutida. Laura Melo Faria
  53. Mecanismo de acesso à saúde para população vulnerável: um estudo de caso em Minas Gerais Raquel Siqueira Salgado
  54. Projeto Sisteminha Embrapa: Tanque de peixes Leonardo Abrahão Nogueira
  55. Importância Social da Madeira Juliana Menezes dos Anjos
  56. tornar a IA acessível a todos. Isac Junior da Silva 
  57. CENTRO DE INOVAÇÃO EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E AUTOMAÇÃO Robson Batista da Silva
  58. Implantação Florestal de Espécies com Potencial Madeireiro em Áreas de Reserva Legal João Carlos Almeida Maciel 
  59. Uso do SolidWorks na otimização de armas de robôs de combate Samuel Antonio de Alvarenga
  60. Implementação de um Sistema de Telemetria para Robôs de Combate em Competições. Davi Alves Parreira
  61. Desenvolvimento de Órteses de Punho de Baixo Custo Romeu Custódio
  62. Criação e desenvolvimento da área de Marketing do Núcleo de Estudos em Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (NEEItech) Isadora Bernardo Rezende
  63. A área de Relações Externas em um Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Raíssa Moraes Andrade 
  64. Organização e execução de eventos relacionados a empreendedorismo e inovação na UFLA campus Paraíso Renan Alves Tavares
  65. Atuação na área da secretária dentro de um núcleo de estudos em empreendedorismo e inovação na UFLA campus Paraíso Inara Francisca Lara de Paula
  66. RELATOS DE EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS DE EGRESSOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFLA: ESTÁGIOS E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS Sarah Estefany Martins da Silva
  67. Doenças respiratórias e transtornos auditivos Bruna Porfírio de Morais
  68. RELATO DA DOMA DO PRIMEIRO EQUINO DA RAÇA MANGALARGA MARCHADOR NASCIDO NO SETOR DE EQUIDEOCULTURA DA UFLA João Pedro Amaral Carvalho
  69. Promovendo a Extensão na UFLA: Minha Experiência como Bolsista PIBEC Ana Caroline Ramos Pinheiro 
  70. Auxílio no setor de Programas e Projetos da PROEC Diego Felipe Alves de Almeida 
  71. Auxílio no Setor de Programas e Projetos da PROEC  Anna Luiza Rios Vitor
  72. Mapeamento da diversidade religiosa na cidade de Lavras, Minas Gerais, Brasil Rafael Rodrigues de Castro
  73. Prova de desempenho de bovinos taurinos e zebuínos Amanda Matioli de Oliveira Chaves
  74. Assistência dos Alunos do CEDET na Área de Anatomia Humana Julia Lazari Marson
  75. Produções textuais a partir de oficina do PIBID/UFLA Caio Silva Coelho
  76. Medicina Veterinária Integrativa: Casos atendidos na área de fisioterapia em 2023 Yasmin Julia Rocha Bicalho
  77. A Importância da Capacitação de Professores no Projeto Veterinário Mirim Luana Almeida Lopes
  78. Filosofar Infâncias e Rede Social: uma ação extensionista em desenvolvimento Lívia de Seixas Marcolino
  79. Qualidade da Carne do Suíno Goumert Érica Barbosa Bastos 
  80. Residência Pedagógica na escola: consolidando a teoria através da prática Jussara Elizandra Braz
  81. Letramento digital: uma realidade a ser implementada no ensino básico Bruna Braga de Araujo
  82. Jogos e brincadeiras tradicionais Vitória Caroline Ribeiro
  83. Cafeteria Escola CafESAL e valorização do comercio justo Vinicius Souza Santos
  84. Conhecendo as borboletas (Lepidoptera: Nymphalidae) da Coleção Entomológica da Universidade Federal de Lavras (CEUFLA) Ana Laura Trindade
  85. Projetos esportivos Igor Alvarenga de Souza
  86. Implementação de manejo reprodutivo em pequenas propriedades produtoras de leite na região de lavras-MG Leonardo Silva Fernandes do Vale
  87. UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA SOBRE A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA Silvio Nadur Motta Júnior
  88. PETMV: Visita Técnica ao Parque Zoobotânico de Varginha/MG. Ana Luiza de Paula Castro
  89. Meio ambiente: uma análise da Economia Verde na promoção de energia sustentável. Júlia Gabriele Moacir Borges
  90. Redução do processo erosivo em três cenários conservacionistas Dayane Saturnino de Santana
  91. Cistos foliculares múltiplos e bilaterais em bovino da raça Nelore – Relato de caso Leonardo Silva Fernandes do Vale
  92. FUNICULITE DECORRENTE DE ORQUIECTOMIA EM EQUINO - RELATO DE  CASO Ana Clara Rosa Pereira
  93. Contribuições do Projeto de Extensão "Gestão da Educação Médica" para a Formação Médica Mariana Camiliano da Silva
  94. Avaliação de receitas  que valorizam o grão de trigo Sthefania Ferreira Vilela 
  95. Os Doutores Palhaços: A Unidade de Pronto Alegramento na ressignificação do ambiente assistencial e de promoção à saúde Raphaella Aparecida Silva
  96. Malhas de controle para fins educacionais Wellison Gonçalves Oliveira
  97. Desenvolvimento de um carrinho controlado por IoT com interface intuitiva para educação em Engenharia Pablo Santiago Ramos Mendes Coelho
  98. Manual de patologias em edificações: identificação, tratamento e prevenção. Gabriel Assis de Campos Santos
  99. Uso de batata palha e amido para suínos gourmet Paulo Vitor de Freitas Cruz
  100. Projeto de Extensão VivaVôlei em um Contexto de Pós Pandemia: Superando Desafios e Promovendo a Inclusão Social / Valesca Pereira dos Santos Silva 
  101. Propostas de Intervenção no Programa de Residência Pedagógica: um relato de experiência Carla Aparecida Miranda de Carvalho
  102. O ditado dirigido como proposta pedagógica para o processo de aquisição da escrita Camila Braz de Oliveira
  103. Programa de Residência Pedagógica: um relato formativo Júlia Belchior
  104. Projeto de Robô SCARA Impresso em 3D para Fins Educacionais. Pedro Felipe Carvalho Moreira 
  105. PET Entidade de Ensino, Pesquisa e Extensão Douglas dos Reis Ferreira
  106. Programa de Educação Tutorial de Medicina Veterinária da UFLA: Recepção de Calouros ingresso 2023/1 Mariana Maturano
  107. Criação do software de gerenciamento do CIPE, um escritório para busca de oportunidades e estágios para estudantes do DCA - UFLA. Jennyfer Berbert de Oliveira
  108. Programa de Apoio Pré-Universitário: estudo sobre a importância do projeto em meio a uma educação precarizada e um país desigual / Marcus Vinícius de Oliveira Messias
  109. Núcleo de Estudos em Parasitologia de Portas Abertas à Sociedade Alexsandrina de Jesus Souza
 

Orientações para produção dos pôsteres:

a) Dimensões do pôster:

largura: 85cm

altura: 100cm

b) O pôster deve conter:

  • logomarca da UFLA;
  • título idêntico ao do resumo submetido;
  • nomes e endereço (departamento/e-mail) dos autores;
  • introdução, objetivos, material e métodos, resultados e discussão; conclusões e referências bibliográficas;
  • informar a instituição de fomento, se houver.

c) O pôster deve:

  • ter clareza;
  • utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis;
  • organizar as informações de modo a que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas;
  • o texto do pôster deve ser legível a uma distância de pelo menos 2 metros. Sugere-se o uso da fonte Arial tamanho 20 ou superior.

d) É proibida a apresentação por terceiros que não sejam autores.

Modelo de pôster. Obs: não é obrigatório seguir o modelo, desde que atenda aos requisitos acima.

 
 
Em breve atualizaremos com os pôsteres de cada sessão.