Desafios e oportunidades da universidade sem muros na era da inteligência artificial
A educação está passando por uma transformação significativa com o advento da inteligência artificial e a crescente demanda por uma abordagem mais aberta e colaborativa na universidade com compromisso social.
A ideia de uma “universidade sem muros" refere-se a um modelo educacional que vai além das fronteiras físicas das instituições, promovendo a inserção social da instituição em seu território, além da conexão global, por meio do compartilhamento de conhecimento e o aprendizado contínuo e dialógico com a sociedade. Para tanto, deve considerar a aplicação da indissociabilidade do ensino e pesquisa com a extensão, que é um preceito constitucional, fomentado por meio da creditação e ações de extensão nos currículos a partir deste ano.
Nesse contexto, a inteligência artificial desempenha um papel fundamental ao impulsionar a inovação e aprimorar os processos educacionais. Ela pode ser aplicada para personalizar o ensino, adaptando-se às necessidades individuais dos estudantes, facilitar o acesso à educação de qualidade, fornecer feedback imediato e automático, além de possibilitar a criação de ambientes de aprendizado mais interativos e envolventes. Porém, há que se considerar também os desafios éticos e do aprendizado nessa nova revolução tecnológica atual.
Por essa razão, no Congresso Unificado 2023, a inteligência artificial é o nosso tema. Espera-se que o congresso proporcione uma visão abrangente dos benefícios, desafios e potenciais da universidade sem muros impulsionada pela inteligência artificial, estimulando o diálogo e a troca de conhecimento entre os participantes.
Público-alvo
Educadores, pesquisadores, profissionais da área de tecnologia educacional, gestores de instituições de ensino, estudantes e demais interessados na temática da universidade sem muros e inteligência artificial .
Objetivos do Congresso