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XXXIV CIUFLA

Normas para envio de resumos ao CIUFLA

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1. Tipos de Resumos / Apresentação

Podem ser submetidos resumos de trabalhos científicos de estudantes de graduação da UFLA ou externos à instituição.

Junto com a submissão do resumo deverá ser submetido também o pitch (vide descrição abaixo) relativo ao resumo. Ambos serão avaliados por uma comissão antes de serem disponibilizados nos anais do CIUFLA. Os anais serão disponibilizados em data a ser definida, podendo ocorrer após o evento.

O link para todos os vídeos pitch serão divulgados na biblioteca virtual do evento e deverão ser disponibilizados pelos autores no final do resumo.

Os bolsistas de iniciação científica devem, necessariamente, ser os primeiros autores de pelo menos um resumo. É obrigatória a participação de professor(a) / orientador(a) e seu registro como autor(a) do resumo.

Todos os resumos submetidos devem conter o pitch (vídeo de curta duração, em torno de 3 minutos, no qual o pesquisador apresenta seu resumo (contendo resultado, o processo e/ou o produto/serviço de seu projeto de forma objetiva, em uma linguagem acessível a qualquer cidadão).

Resumo sem pitch ou pitch sem resumo serão recusados.

2. Somente serão ACEITOS resumos que atendam aos itens a seguir:
  • resumo com até 6 (seis) autores (incluindo o(a) orientador(a));
  • resumo que contenha o pitch;
  • inclusão do orientador(a) como co-autor(a);
  • inclusão do(a) estudante de iniciação científica como primeiro(a) autor(a);
  • mínimo de 1.000 e máximo de 2.500 caracteres;
  • descrição do(s) objetivo(s) e da metodologia da pesquisa juntamente com resultados (totais ou parciais);
  • rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, incluindo área, nomes dos autores, título etc.
3. NÃO serão aceitos:
  • simples descrição de projeto, intenção de trabalho ou trabalho sem resultados;
  • trabalho que não se caracterize como pesquisa científica;
  • resumo sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, incluindo área, nomes dos autores, título etc.;
  • resumo com referências, tabelas, gráficos, fotos, imagens de qualquer gênero ou de fórmulas matemáticas e químicas (se necessário, descrever por extenso);
  • Resumo sem pitch ou pitch sem resumo.
  • 4. Inscrição do(a) autor(a):
    1. Para enviar um resumo é necessário que o(a) primeiro(a) autor(a) faça sua inscrição no site no período de 04 a 29 de outubro de 2021, 23h59.
    2. Após fazer a inscrição, o(a) primeiro(a) autor(a) poderá submeter o(s) resumo(s) com o pitch.
    3. Atenção: O(a) autor(a) que enviar o resumo é legalmente responsável por todo o seu conteúdo. A PRP se isenta de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do resumo e do vídeo pitch que for divulgado e/ou publicado por qualquer meio de comunicação do congresso (programa, certificado, e-mail, pôster, site, livro eletrônico e outros), pelos autores ou por terceiros. Todos os autores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido como co-autor(a) ou orientador(a) e a divulgação da sua imagem por meio do pitch.
    4. Cada primeiro(a) autor(a) pode enviar até 3 (três) trabalhos.
    5. Prazo de submissão de resumos e dos pitches:

      Inscrições on-line com submissão de resumos: 04 a 29 de outubro de 2021, 23h59.

      O(a) primeiro(a) autor(a) deve se certificar de que o resumo e o pitch foram submetidos.

      Para certificar-se de que o resumo foi enviado, acesse o portal e clique no link  Submetidos. Na tela será/serão listado(s) o(s) trabalho(s) submetido(s). Alertamos que não serão aceitas modificações, inclusões ou exclusões após o encerramento do prazo de submissão de resumos.

    6. Submissão do Pitch:
    • O pitch é um vídeo de curta duração (em torno de 3 minutos), no qual o pesquisador apresenta o resultado, o processo e o produto/serviço de seu projeto de forma objetiva, em uma linguagem acessível a qualquer cidadão.
    • O(a) primeiro(a) autor(a) deve enviar o pitch em um canal pessoal próprio no Youtube (instruções para envio de vídeo no Youtube);
    • No envio do pitch no Youtube, podem ser utilizadas as opções de privacidade: “Pública” ou “Não listado”. Para maior privacidade recomendamos a opção “Não listado”;
    • No formulário on-line de submissão do resumo informar o link do pitch enviado no Youtube
    7. Configurações e preparação do resumo
    1. Prepare o resumo em um editor de texto com fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples (essa etapa é importante para evitar erros ao copiar e colar o resumo no formulário eletrônico do evento);
    2. Otexto do resumo deve ter até 2.500 caracteres, com espaços (não estão inclusos o título, os autores, afiliações e palavras-chave);
    3. O corpo do resumo deve conter uma breve introdução, descrição sucinta da metodologia, resultados e conclusão;
    4. Deve ser escrito em português ou inglês e conter exclusivamente texto;
    5. Não deve haver no resumo: parágrafos com recuos, espaçamentos ou tabulações; tabelas, gráficos, imagens de qualquer gênero ou fotos (esses dados podem ser colocados na apresentação, se for o caso). Se necessário, descrever fórmulas matemáticas ou químicas por extenso.
    6. Atenção: Antes de enviar o resumo, os autores devem proceder rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa. Não será possível corrigir o resumo após seu envio. Todos os autores e orientadores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido no mesmo. A responsabilidade pelo envio e pela veracidade das informações será do(a) primeiro(a) autor(a) (responsável pela submissão).
    8. Envio do resumo e do pitch

    a) Antes de enviar o resumo e o vídeo pitch é necessário:

    • fazer a inscrição do(a) primeiro(a) autor(a);
    • estar ciente de que o resumo e o link para o vídeo pitch devem ser enviados uma única vez;
    • ter preparado e revisado o texto de acordo com as normas.

    b) Passo a passo para envio do resumo:

    Importante
    • Após o encerramento das inscrições, no período de 27/10 a 03/11, é necessário o primeiro autor CONFIRMAR sua participação no evento. Caso contrário, seu resumo não será publicado nos anais do CIUFLA;
    • Sempre que o campo permitir, copie (CTRL C) e cole (CTRL V) as informações do resumo do “editor de textos” para o “formulário on-line” para evitar erros de digitação e quedas de rede;
    • se o formulário on-line ficar muito tempo aberto sem navegação, automaticamente será desconectado por questões de segurança;
    • recomendamos que o(a) primeiro(a) autor(a) se certifique de ter submetido o(s) resumo(s). Não serão aceitas modificações, inclusões ou exclusões após o encerramento do prazo de submissão de resumos.